AFRICA/MOÇAMBIQUE – Alua: a missão dos coqueiros

01.10.2013

no domingo passado tivemos a alegria de “entregar” a missão de Alua para as Irmãs do Sagrado Coração de Jesus que já’ estão na missão desde o fim de Julho.

A celebração foi presidida por Dom Germano, que como podem imaginar fez as suas homilias bem cumpridas, nunca acabava de agradecer as Combonianas pela presença nestes 45 anos e também agradeceu por termos encontrado quem nos vai substituir.

Um dos momentos significativos desta celebração foi quando com uma dança foram colocados numa grande África que estava posta ao lado do altar, os nomes das irmãs que passaram por esta missão dando o seu serviço e partilhando a vida com  o povo de Alua.

Quase no fim da celebração, entregamos alguns símbolos para as irmãs que vão continuar: uma planta como sinal de vida, uma panela cheia de agua, o Evangelho e os paes, o livro dos provérbios macua e um coração.  

Nesta celebração estavam presentes os padres diocesanos Ramani e Gasolina, que nos ofereceram dois cabritos…….e contaram como eles cresceram com as combonianas em Alua. Eles nos consideram as “mães espirituais”, pois a vocação deles nasceu e foi cultivada com as irmãs.

Tudo foi para dizer a Deus o nosso OXUKHURU por tantas Graças que recebemos em todos estes anos, pelas irmas que partilharam os momentos bonitos e aqueles difíceis com o povo, pela gente que nos acolheu e nos acompanhou, por poder deixar e continuar para outros caminhos que Ele nos esta a indicar.

Continuamos a acompanhar esta missão com a certeza que o Senhor sempre leva a compimento as obras começadas.

Cumprimetaos a todas laura

Share Button