Ministério

São Daniel Comboni tinha uma idéia clara sobre o ministério evangélico das “suas irmãs”, como gostava de chamar as primeiras missionárias. Queria que fossem mulheres santas e capazes, capazes de lidar com todas as pessoas, dos paxás aos camponeses, capazes de fazer causa  comum com os mais necessitados e excluídos.

Ele acreditava na missão insubstituível da mulher na obra evangelizadora da Igreja, chegando a afirma que “… o ministério da Irmã é um sacerdócio. Onde existem as Irmãs a missão é sólida”.

A sua apaixonada experiência de vida doada para anúncio do Evangelho na África e a metodologia missionária sintetizada no lema “Salvar a África com a África” que nos deixou em herança, são o legado que hoje estamos empenhadas a cumprir junto aos povos com os quais vivemos.

Sustentadas pela missão visão profética de Daniel Comboni:

  • Anunciamos e compartilhamos a Boa Nova a quem não conhece Jesus Cristo e ajudamos o crescimento dos valores do Reino através da:
    – pastoral catequética
    – pastoral educativa
    – pastoral da saúde
    – promoção da mulher
    – formação e promoção humana e religiosa das lideranças
    – promoção da Justiça e Paz e integridade da criação
    – animação missionária das Igrejas

Hoje, mais do que nunca, somos chamadas a ser “pontes de reconciliação e perdão” e construtoras de diálogo” para a unidade dos povos, das culturas e das religiões, para sermos mulheres do Evangelho para a missão ad gentes hoje.