MOÇAMBIQUE – LEIGOS E LEIGAS DE NACALA PORTO

Do nada brota uma corrente de água que mata a sede há milhões de pessoas. Comboni homem enviado por Deus para o mundo dos sofredores, portador da semente viva que dá frutos incessantemente; «Salvar África com África», foi, é e será sempre o lema de Daniel Comboni e dos Missionários e Missionárias Combonianas.

Em Nacala, nasce o grupo dos leigos, integrando-se à grande família Comboniana, o cenáculo conta com um pouco mais de 20  membros, os quais partilham os ideais de São Daniel Comboni, orando, amparando os aflitos, e partilhando a vida em Cristo Ressuscitado.

Este grupo de homens, mulheres adultos; iniciaram a sua caminhada em 2013, assistidos espiritualmente pelas irmãs Combonianas e especialmente pela irmã Elizabeth Carrillo, esta conhecendo um crescimento humano e espiritual, andando de paróquia em paróquia, com maior incidência nas da zona Urbana, para com seus irmãos em Cristo, partilhar não só na oração, mas sobretudo nas modalidades de como tornar real o sonho de Comboni de «Salvar África com África», e iluminados por esse ideal, procuram soluções possíveis para os problemas das famílias cristãs e da Igreja local, e para levar a Boa Nova a todos.

Este grupo, usando os seus próprios recursos, apesar de escassos, tem-se deslocado para zonas de interesse religiosas e /ou troca de experiências, tem participado em formação de carácter social, com o fim de colaborar de forma activa na construção de uma sociedade mais justa. Têm como aposta, viver os ideais de São Daniel Comboni nas nossas famílias, comunidades, postos de trabalho, em fim, na sociedade moçambicana; denunciando, as injustiças cometidas, quer pelos grandes como  pela sociedade em geral e colaborando para repor a justiça social com maior incidência nos pequenos e desfavorecidos.

Esta família de leigos e leigas que desejam seguir as pegadas de Comboni reúnem-se cada ultimo domingo do mês, pelas 14h30 na escola comunitária feminina de Nacala Porto, fundada pelas Irmãs Missionárias Combonianas para promover a rapariga, de este belo Moçambique.

Este grupo entre as várias actividades que desenvolve, tem se empenhado  em visitar e dar apoio material aos centros infantis, cadeias, algumas famílias carentes ou doentes, nas casas dos seus membros rezando o terço, o que motiva a alguns irmãos cristãos que acabam ingressando nesta família.

Nos encontros do grupo, a oração e a leitura de alguns trechos da vida de Comboni, assim como os retiros realizados duas vezes por ano, e a sua posterior reflexão, adequando à nossa realidade, têm constituído momentos fortes de encorajamento para continuar a caminhar sem vacilar. Comboni parece ter voltado à vida terrena e estar ao lado deste grupo e insistentemente gritar « Avante, avante, Cristo vos chama e quer-vos ter!» Aí esta a força e a moral com que caminham.

Professor Matuta

Leigo Comboniano de Nacala Porto

Share Button